Image texture

Atividades a Custo Zero no Algarve - 1ª Parte

Sabemos que passar férias no Algarve não tem preço e cada tostão numas férias relaxantes à beira-mar é um dos melhores investimentos do ano. No entanto, também sabemos que é possível explorar o Algarve sem gastar muito dinheiro e ainda assim desfrutar de umas férias fantásticas. Afinal, as melhores coisas da vida são grátis e no Algarve isso é totalmente possível. Descubra algumas atividades sem custo na região que vão permitir aproveitar ao máximo tudo o que este lugar tem para oferecer.

 

 

Temos uma lista de atividades e lugares para visitar sem gastar um tostão nas suas férias de verão em 2023. Planeie as suas férias com base nas nossas sugestões.

1. Moinho de vento – Odeceixe

Um dos gigantes de Dom Quixote continua a girar os seus braços ao sabor do vento do Atlântico em Odeceixe. Este moinho de vento pode ser encontrado num dos pontos mais altos do concelho, onde é possível admirar as ruas de casas brancas e vislumbrar o caminho da ribeira de Seixe até ao mar. O moinho foi restaurado pelo município para dar aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de moagem de cereais impulsionado pelo vento. O moleiro, o proprietário do moinho, tinha a tarefa de orientar as velas para captar o vento, colocar os cereais na zona de moagem e realizar outras tarefas de manutenção.

No interior do moinho, encontram-se duas rodas de pedra horizontais, uma movida pela força do vento contra a outra. Entre as duas pedras, são colocados os cereais que se transformam em farinha. Este é um processo milenar trazido pelos árabes que ainda hoje desperta admiração e curiosidade. Se nunca viu o interior de um moinho de vento, esta é a sua oportunidade. Fica em Odeceixe, no Serro da Igreja e pode ser visitado gratuitamente de junho a setembro, das 10:00h às 16:30h, (encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados).

2. Museu virtual – Vila do Bispo

É um museu virtual que o leva a conhecer recantos reais do município de Vila do Bispo. Para participar nesta atividade gratuita, basta descarregar a aplicação “BispoGo — Museu da Paisagem” e seguir as instruções da anfitriã Windy, uma gralha-de-bico-vermelho. São cinco rotas temáticas para percorrer e conhecer 72 pontos de interesse, mas também pode personalizar as rotas e fazer os desvios que achar necessários para conhecer como ninguém a Vila do Bispo. Com esta App, explora a fauna e flora, geomonumentos, pegadas de dinossauros, ruínas romanas, praias, paisagens naturais e muito mais.

Esta App está disponível para Android e IOS, funciona offline, necessitando apenas ter o GPS ligado. Os conteúdos da App estão em português e inglês.

3. Centro de Interpretação – Vila do Bispo

Mostramos mais um local de entrada livre na Vila do Bispo. Neste espaço, é fomentado o conhecimento, a conservação e a partilha do património local, nas vertentes de paisagens naturais e culturais, património material e imaterial. No Centro de interpretação acontecem várias iniciativas ao longo do ano, como exposições de artes clássicas, artes tradicionais ou mostras científicas e pedagógicas. Na fachada deste edifício, está uma obra de arte urbana realizada pela artista portuguesa Kruella d’Enfer, cujo título é “Lugares de Globalização” e pode ser vista em qualquer altura.

Este espaço abre as suas portas todos os dias úteis, das 10:00h às 16:30h. Para mais informações, clique neste link.

4. Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres, é uns dos lugares mais icónicos e históricos do Algarve. Fica situada na ponta de Sagres, com vista para o vasto Atlântico e foi construída algures no século XV. Hoje, compõe uma um riquíssimo espólio histórico, onde está uma muralha, a igreja de Nossa Senhora da Graça e uma rosa-dos-ventos gigante no chão.

A entrada deste espaço é gratuita apenas aos domingos e feriados até às 14:00h, apenas para residentes nacionais. Se visitar numa altura que não abranja a entrada gratuita, os bilhetes individuais têm o custo de 3 euros. Saiba mais sobre os bilhetes deste monumento em Sagres.

5. Cabo de São Vicente – Sagres

Seguindo o tema deste texto, mostramos mais um local de entrada gratuita que merece a sua visita. O Cabo de São Vicente é o ponto mais extremo a sudoeste de Portugal e claro, da Europa continental. Este espaço já foi um local de culto, edificado em 1516 por D. Fernando Coutinho, tendo sido o mosteiro de religiosos Franciscanos, que posteriormente, foi convertido num farol no ano de 1846. Hoje, o seu feixe de luz é visível até 32 milhas (51,5 km), sendo considerado um dos faróis com maior alcance da Europa. Infelizmente não é possível visitar o interior do farol, mas ao redor, conseguirá vistas incríveis para algumas das formações rochosas com formas peculiares como a rocha em forma de bota. No interior das muralhas, está um bar com esplanada e uma loja de souvenirs com a janela mais bonita do Algarve.  Conheça a localização deste monumento em Sagres.

  

As nossas sugestões de atividades e locais de entrada gratuita no Algarve, não ficam por aqui. Acompanhe o blogue do resort Estrela da Luz para ler a segunda parte deste texto. Esperamos que até lá visite estes espaços e outros do Algarve.