Image texture

Ecoturismo no Algarve

Não haverá ninguém a começar o ano sem colocar na lista das resoluções umas férias inesquecíveis, mas muitos guardam esse momento de pura tranquilidade para o verão. Se foi esse o seu caso e se acha que as férias no inverno não fazem sentido, leia as nossas sugestões de férias no Algarve em pleno inverno, com direito a atividades no meio da natureza. Se é daquelas pessoas que sempre associou o Algarve ao verão e à praia, tem mesmo de ler o que lhe espera nesta região com várias atividades ligadas ao ecoturismo. Sente-se pronto para uma aventura num Algarve desconhecido?

 

 

Ainda antes de conhecer as nossas dicas sobre atividades de ecoturismo no Algarve, queremos que esteja familiarizado com o conceito de ecoturismo ou turismo de natureza. São uma nova vertente no turismo que convida os visitantes a conhecer os lugares e a estar em contacto com o meio ambiente de uma forma sustentável, onde também é promovida a educação e a conservação ambiental.

Os visitantes acabam por conhecer lugares do património natural e cultural e ainda participam em atividades ligadas à educação ambiental. A equipa do Estrela da Luz, acredita que este é o futuro das férias dos nossos hóspedes e por isso, fazemos a nossa parte na sustentabilidade dentro do recinto do nosso resort. São várias as medidas implementadas nos apartamentos, bem como, nos espaços comuns. Queremos melhorar e desejamos que os nossos hóspedes se juntem a nós na missão de tornar o Algarve um destino cada vez mais verde.

 

O que fazer no Algarve – Atividades de ecoturismo

1. Observação de aves

O Algarve divide-se entre o barlavento e o sotavento e esta região inclui alguns dos melhores pontos para a observação de aves em Portugal. É também um ponto de partida das aves para outras regiões e até para outros países além-mar. Por aqui, passam aves raras, oriundas do Norte da Europa, Norte da América ou de África. É um paraíso para os curiosos deste tema, para os fotógrafos, observadores de aves, ornitólogos e investigadores.

Pode observar as aves em 10 pontos distintos classificados como Important Bird Areas – IBA, e começar por um local perto do Estrela da Luz, na Costa Vicentina. Aqui, nas falésias marítimas, é o único local onde a Cegonha-branca nidifica e ainda pode observar a Águia de Bonelli e outras espécies igualmente espetaculares. Para conhecer todos os locais para a observação de aves, consulte este Guia com dicas interessantes sobre este tema.

Existem algumas atividades ao longo do ano, como o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza que se realiza em Sagres no início do outono. Se marcar as suas férias para outra estação do ano, poderá participar em tours organizadas pelo sotavento Algarvio e Alentejo, com a duração de meio dia ou dia completo.

 

2. Observar a costa algarvia

Fazer praia no verão é excelente para descansar, recarregar baterias e aproveitar os raios de sol, na tranquilidade da sua toalha de praia. No inverno, a aventura começa e é logo acima da linha do mar que conseguirá observar a costa algarvia como nunca antes vista. O Algarve tem essa particularidade, deixa qualquer um espantando quer seja em terra ou no mar e o melhor é que pode fazê-lo num transporte totalmente sustentável.

O Algarve goza de 300 dias de sol ao longo do ano, e por essa razão, de Portimão parte um barco movido a energia solar. É dos transportes mais limpos que existem na região e mesmo que o sol não apareça, não se preocupe, pois, o barco será movido a energia elétrica armazenada nas baterias.

Pode desfrutar de quatro experiências abordo deste barco, sendo a primeira a mais popular entre os visitantes do Algarve: o passeio às grutas de Benagil e Costa algarvia. Não é por acaso que este é um dos destinos mais cobiçados por quem cá chega, é que a gruta de Benagil tem uma chaminé (formação rochosa natural) de onde pode observar o céu e uma praia secreta no interior da gruta. Só consegue chegar a este local de barco.

A segunda experiência leva-o a navegar em contra corrente pelo rio Arade até chegar a cidade medieval de Silves, outrora a capital do reino dos Algarves. Para quem procura um momento para relaxar, a terceira experiência abordo deste barco será a mais indicada. Desfrute do pôr do sol na famosa Praia da Rocha, em Portimão, enquanto dança e bebe uma bebida refrescante. A quarta e última experiência é indicada para grupos de amigos que adoram divertir-se e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade marítima. Tenha o barco movido a energia solar só para si e escolha qual o destino da sua viagem.

 

3. Geocaching – Caminhadas pela natureza

Já tinha ouvido falar desta atividade ao ar livre? É a melhor maneira de estar em contacto com a natureza e de conhecer lugares fantásticos enquanto procura um tesouro. Graças ao sinal de GPS (disponível desde 2 de maio de 2000), é possível seguir pistas por caminhos novos até chegar ao cache, uma pequena caixa com objetos (objetos do quotidiano que os geocachers deixam e trocam entre si), com o logbook (diário de bordo) e uma stash note (nota explicativa do que é o geocaching dirigida a todos).

Para quem deseja iniciar esta “caça ao tesouro” basta criar uma conta no site oficial de Geocaching e seguir as pistas. Existem vários níveis de dificuldade que podem ir de 1 a 5, sendo o nível 1, fácil e o 5, muito difícil. No website encontrará o nível de dificuldade para encontrar o cache e o nível de dificuldade do próprio terreno. Comece pelos mais fáceis até perceber como funciona esta atividade.

Esta “caça ao tesouro” ganhou adeptos espalhados por todo o mundo e no Algarve, existem vários caches para procurar. Para iniciar o Geocaching só tem de usar calçado e roupas confortáveis (específicos para longas caminhadas), um telemóvel com GPS e algum espírito de aventura. Nesta atividade ao ar livre também pode aprender algo sobre a zona onde o cache se encontra e se encontrar lixo nas imediações, é recomendado que o apanhe. Seguindo estas dicas entrará na grande família do Geocaching.

Venha de férias ainda antes do verão e descubra o lado mais secreto do Algarve. As atividades ligadas ao ecoturismo ou turismo de natureza que apresentamos, são apenas as três primeiras que pode experienciar. Se precisar de mais ideias de atividades amigas do ambiente, procure a nossa equipa da receção.