Image texture

Atividades no Feminino no Algarve

O Dia Internacional da Mulher é celebrado desde 1911. Começou por ser reconhecido apenas em quatro países da Europa, mais tarde, em 1975, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 8 de março como sendo o dia oficial. Esta data pretende não só celebrar os direitos já conquistados pelas mulheres, como tenciona recordar que ainda temos um caminho longo para a igualdade de género. São debatidos temas como a igualdade salarial, maior representação em cargos de liderança, acesso à educação ou o direito ao voto. Estamos no caminho certo e devemos celebrar o que foi feito até aqui sem nunca esquecer que o dia 8 de março deve continuar a ser celebrado até atingirmos plena igualdade em todos os países.

O que lhe propomos hoje são algumas atividades no feminino para fazer enquanto desfruta das suas férias no Estrela da Luz.

 

1. Rota de Sophia de Mello Breyner Andresen em Lagos

Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma poetisa portuguesa que se apaixonou pela cidade de Lagos. Na cidade deixou a sua marca e os seus poemas também eles ficaram marcados pelas paisagens e lugares de Lagos. A poetisa e a sua família passavam os verões numa casa a poucos metros da Meia Praia e foi ali que ganhou inspiração para algumas das suas obras, como “O Caminho da Manhã”. Um poema que começou por ser uma série de indicações à sua empregada sobre como chegar da Praia D. Ana ao Mercado Municipal.

A nossa sugestão passa por visitar alguns dos lugares preferidos desta poetisa portuguesa. Tal como Sophia de Mello Breyner Andresen indica à sua empregada no poema, comece o dia na Praia D. Ana a observar as formações rochosas em calcário amarelo que seguem para a conhecida Ponta da Piedade. Depois, siga o caminho a pé até ao Mercado Municipal de Lagos, onde poderá escolher o peixe fresco, hortaliças viçosas e frutas sumarentas.  Ainda antes de sair do mercado, suba a escadaria até meio e olhe para cima. Numa parede branca encontre a parte do poema “O Caminho da Manhã” que se refere a este mercado. Siga as coordenadas do poema e aproveite para se perder nas ruas do centro histórico de Lagos com as suas casas cobertas de azulejos e a calçada desenhada por pedras pretas e brancas. Visite também duas obras de arte urbana, as mais recentes homenagens feitas à poetisa, nas fachadas de dois edifícios, o primeiro junto ao Mercado de Santo Amaro e o segundo fica na fachada de uma escola com o nome da poetisa.

Por fim, conheça a Meia Praia, onde a escritora e a sua família passavam os verões numa casa a poucos metros do areal. Nesta praia poderá desfrutar da tranquilidade das tardes enquanto desfruta de uma bebida num dos bares ou restaurantes à beira-mar.

 

2. Eventos no feminino

A arte de representar, de cantar ou as artes visuais eram áreas em que apenas os homens podiam entrar. Essa realidade pode ter mudado, mas não em todos os países, sendo que em alguns do Médio Oriente, por exemplo, as mulheres não podem subir a um palco e para assistir aos espetáculos, têm de estar acompanhadas por uma figura masculina.

Aproveite os próximos dias para assistir a eventos no feminino bem perto do seu resort.

  • Agustina e Amália, Duas Mulheres – 8 de março, pelas 21.00h

Assista a uma conversa sobre Agustina Bessa-Luís e Amália Rodrigues, duas figuras incontestáveis do panorama literário e musical em Portugal. Os biógrafos Isabel Rio Novo e Miguel Carvalho, com a moderação de Rita Ferro, dão a conhecer estas duas mulheres das artes mostrando as mentalidades neste Dia da Mulher, na Biblioteca Municipal de Lagos.

  • Concerto Luísa Sobral - DanSando – 10 de março, pelas 21.30h

Luísa Sobral já faz parte da realidade musical portuguesa, inserindo-se como intérprete e compositora, talento que aplicou na escrita da letra “Amar Pelos Dois”, interpretada pelo irmão Salvador Sobral e que saiu vencedor da Eurovisão de 2017. A 10 de março apresenta o seu novo álbum DanSando no Centro Cultural de Lagos. O disco tem onze músicas de Pop Solar, que embalam o nosso quotidiano com a doçura da sua voz.

  • Teatro e Dança – Mulher reflexo – 18 de março, pelas 18.30h

É na construção e desconstrução artística de várias mulheres, que se baseia este espetáculo que ocorrerá no Centro Cultural de Lagos. Numa apresentação centrada na música e teatro, uma atriz, uma artista plástica, uma bailarina, uma música, uma compositora e jovens mulheres do ensino secundário partilham as suas dúvidas, emoções e perspetivas.

 

3. Gastronomia no feminino

Dê continuidade ao seu Dia da Mulher num jantar servido apenas por mulheres. Bem perto do seu apartamento no Estrela da Luz encontra o restaurante Chiccas com refeições caseiras, saborosas e com influências de todo o mundo. A Chef deste espaço é a Francesca Rimonti que viveu em vários países e desde há alguns anos instalou-se na Praia da Luz para nos dar a provar a sua comida de conforto e as deliciosas sobremesas com produtos biológicos e locais.

A segunda sugestão para jantar neste Dia da Mulher, fica no centro de Lagos e insere-se num espaço multidisciplinar – o Mar d’Estórias. No último andar encontrará o Bistro gerido pela Chef Megan Melling que apresenta várias opções com produtos locais e biológicos. O menu incluí refeições vegan e segue o propósito deste espaço: tudo o que lhe for servido é produzido em Portugal.

 

Celebre o Dia da Mulher assistindo, ou provando o que outras mulheres fazem. Este dia não é dirigido apenas a mulheres, é sim um dia para darmos mais vislumbre ao que as mulheres conseguiram até aos dias de hoje. Aproveite as férias e faça atividades no feminino no Algarve.